Temos 6 visitantes e 0 membros em linha

ptenfres

 

imi desconto

 Mais de 26 mil portugueses simularam o valor justo de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar pelas suas casas e sete em cada dez concluíram que estão a liquidar a mais, segundo cálculos da Deco.

A 1 de Janeiro, o valor de construção de todas as casas subiu de 603 para 615 euros por metro quadrado. No entanto, segundo a Deco, as Finanças não actualizaram esta parcela – que influencia o cálculo de IMI – em todos os imóveis. «Apenas o fazem quando o imóvel é transaccionado ou quando o proprietário solicita uma nova avaliação. Daí que nem sempre compense fazê-lo», acrescenta.

Por isso, a associação de defesa do consumidor recomenda que os os contribuintes apresentem nas Finanças um pedido para nova avaliação das casas antes de 31 de Dezembro para obterem poupanças no IMI, na ordem dos 78 euros, já em 2020. Faro, Setúbal, Vila Real, Santarém e Açores destacam-se, com poupanças médias acima dos 80 euros.

A Deco avisa, no entanto, que alguns poderão descer, como os referentes à antiguidade do imóvel ou à sua localização, mas outros poderão subir, como o valor de construção.

Além disso, recorde-se que, se pediu uma avaliação em 2017 e 2018 ainda não pode voltar a fazê-lo este ano. Só é possível pedir novas avaliação de três em três anos.

A associação adianta ainda que os contribuintes com um IMI superior a 100 euros e que optaram por pagá-lo faseadamente liquidam a última prestação em Novembro.

 Fonte em https://executivedigest.sapo.pt/imi-portugueses-tem-ate-31-de-dezembro-para-pedir-reavaliacao-da-casa-poupancas-ate-78-euros/ em 13_11_2019

A HabitarInBasto é uma sociedade de mediação imobiliária licenciada com o nº 14242 - AMI. Proteja o seu investimento!

Quer vender,comprar ou arrendar um imóvel »  Contacte-nos »